Obra de creche do ProInfância, na Vila Maringá, entra em etapa final 

Leandra Cruber

Obra de creche do ProInfância, na Vila Maringá, entra em etapa final 

Eduardo Ramos

As obras da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Diácono João Luiz Pozzobon, localizada na Vila Maringá, entraram em etapa final. Segundo a prefeitura, cerca de 80% da construção está concluída. Agora, é realizada a estruturação de concreto para receber a caixa d’água, que abastecerá a escola. A creche faz parte das escolas de Educação Infantil anunciados há dez anos pelo ProInfância,  programa do governo federal que contava com recursos de R$ 15 milhões para Santa Maria, e será a primeira entre as anunciadas na época que será entregue à comunidade. 

Em março deste ano, a prefeitura realizou a assinatura da Ordem de Serviço que deu início das obras da creche. Desde então, a empresa responsável pelo serviço, a Binotto Construções Ltda, de Porto Alegre, tem prazo de execução de 240 dias consecutivos, cerca de oito meses, e a previsão é que em novembro toda a construção esteja concluída. Mais de R$ 3,5 milhões foram investidos na escola. 

Para os moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, a conclusão das obras e inauguração da creche é muito esperada. A enfermeira Andreia Xavier, 51 anos, mora há sete anos no bairro e lamenta que teve dificuldades em encontrar vagas em creche para o filho Victor, hoje com 11 anos. Para ela, a nova creche vai ajudar, principalmente, as mães que precisam trabalhar.

– A gente comemora porque creche sempre é bem-vinda. Quando viemos morar aqui, meu filho tinha quatro anos e precisava de uma vaga. Foi bem difícil conseguir uma oportunidade em creches para ele. E nenhuma mãe tem que passar por esse sufoco de precisar trabalhar para manter o sustento dos filhos, mas viver insegura por não ter onde deixar as crianças – ressalta Andreia. 

Leia também:

10 creches anunciadas em 2012 não foram concluídas até hoje Prevista para ocorrer em 5 e 6 de novembro, 79ª Romaria da Medianeira deve incentivar turismo religioso em Santa MariaPrefeitura entregará mais de 260 certidões de matrículas para moradores do loteamento Km 3

A recicladora Iolanda Fontoura, 39, tem quatro filhos em idade escolar. Segundo ela, a expectativa é que o pequeno Luiz Rikelme, 4, consiga estudar na nova escola de educação infantil, já que é perto de casa. 

– Como trabalhamos com reciclagem, é muito importante que as crianças estejam na escola. Mas também tem a questão do deslocamento. A minha filha mais velha, por exemplo, tem 7 anos e estuda em São José. Então, a gente precisa pagar van ou motorista para levar ela e é um gasto grande. Por isso que a comunidade comemora ter uma creche pertinho de casa onde vamos saber que os filhos estão bem, estão próximos, enfim – explica Iolanda. 

Depois de concluída, a EMEI Diácono João Luiz Pozzobon poderá oferecer até 120 vagas para turno integral ou 240 vagas para turno único (manhã ou tarde). Serão atendidas crianças de 6 meses a 5 anos. 

Obras devem ser retomadas

Ainda, de acordo com a prefeitura, obras de outras quatro creches anunciadas pelo ProInfância serão retomadas e concluídas até 2023.  São elas: Creche Monte Belo, na Cohab Fernando Ferrari (Camobi); Creche Santa Marta, na Nova Santa Marta; Creche Residencial Lopes, no Residencial Lopes; e Creche Medianeira, na Medianeira.

Nos próximos meses, a prefeitura deve lançar licitações para que empresas responsáveis por realizar as obras sejam contratadas.

Juntas, as EMEIs vão ofertar 600 vagas, se forem em turno integral, ou 1200, caso apenas um turno (manhã ou tarde). 

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: Lula recorre à retórica no Jornal Nacional Anterior

Jaqueline Silveira: Lula recorre à retórica no Jornal Nacional

Santa Maria contabiliza novos óbitos de Covid-19 Próximo

Santa Maria contabiliza novos óbitos de Covid-19

Geral